A Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED) vai lançar uma campanha de sensibilização sobre a reutilização dos sacos de compras. A comunicação será feita essencialmente na próxima semana, por ocasião da Semana Europeia da Prevenção de Resíduos. Em alguns casos, diz a associação, a iniciativa poderá prolongar-se até Janeiro de 2011.
Alertar para as vantagens ambientais e promover comportamentos ecológicos são as principais mensagens da campanha.
Estão associados à iniciativa vários membros da APED: Auchan (Jumbo e Pão de Açúcar), El Corte Inglés GA, Jerónimo Martins (Pingo Doce), Lidl, Ponto Fresco Supermercados, Sonae (Continente, Modelo e Modelo Bonjour).
Os anúncios serão veiculados nos meios de comunicação destas empresas, seja através dos sites, cartazes, revistas, folhetos, catálogos e ecrãs e som de loja.
«Cada cidadão produz, em média, 1,4 kg de resíduos por dia. Ao reutilizar o saco de compras estará a proteger o ambiente e a poupar os recursos naturais, contribuindo para a redução do volume destes resíduos. Por esta razão, é fundamental reutilizar os sacos de compras, o maior número de vezes possível», refere a APED em comunicado.
fonte:ambienteonline