Reciclagem

Dezembro 30 2012

Sucata é todo o material que não pode mais ser utilizado para aquilo que inicialmente se destinava, podendo servir para a fabricação de novos produtos. Os materiais mais comuns são: o aço, ferro, cobre, alumínio, zinco, magnésio, plásticos, vidros, papel, borracha, entre outros.

Muitas empresas atuam no ramo da reciclagem de sucata, atualmente, elas têm um papel extremamente importante quanto à preservação do meio ambiente e na diminuição da quantidade de resíduos depositados inadequadamente em aterros.

Além disso, a reciclagem de sucata gera, por meio de uma extensa cadeia de coleta e processamento, oportunidades de trabalho à milhares de pessoas, na qual estão inseridas as cooperativas de catadores, ONGs e programas sociais.

Uma das possibilidades da reciclagem da sucata é a sua transformação em aço, por meio do uso da sucata de ferro no processo produtivo. Desse modo, o uso de energia na produção, assim como as emissões de CO2, são menores neste modelo de fabricação.

Outra forma de reciclagem envolve a sucata eletrônica, ou seja, equipamentos eletrônicos que se tornaram obsoletos e caíram em desuso, tais quais como computadores, impressoras e etc. Estimativas apontam que somente na União Européia, todos os anos, 8 milhões de toneladas destes equipamentos caem em desuso, se transformando assim em sucata eletrônica.

As sucatas eletrônicas são uma fonte altamente rica em matérias-primas. Nos resíduos destes equipamentos é possível encontrar até cem vezes mais metais preciosos por tonelada de material do que no minério, a fonte primária de matéria-prima. Além disso, com a crescente necessidade global por matérias-primas secundárias de alta qualidade, a reciclagem de sucata eletrônica se torna um grande incentivo para empresas de todo o mundo, além de uma grande contribuição para o meio ambiente.


fonte:http://www.fragmaq.com.br/

publicado por adm às 10:01

Tudo sobre a Reciclagem
pesquisar
 
links