O Ministério do Meio Ambiente elaborou um plano para promover a reciclagem de pequenos aparelhos eletrônicos, incluindo telefones celulares, câmeras digitais e outros 14 itens, os quais contém metais valiosos.
O ministério também irá, em princípio, solicitar aos exportadores de bens eletrônicos de consumo usados a obter aprovação do ministério do meio ambiente, disseram oficias. O ministério vai apresentar uma pertinente legislação à uma sessão ordinária da Assembleia no próximo ano, com o intuito de implementar o plano em 2014, salientaram os oficiais.
No momento, grande parte dos bens eletrônicos usados são jogados em aterros ou exportados.
Sob o plano, de 70 a 80 tipos de eletrônicos serão reciclados e o ministério está designando 16 itens tais como celulares, câmeras digitais, dicionários eletrônicos e consoles de games portáteis.
Estes itens foram o alvo, já que eles contêm grandes quantidades de metais raros e preciosos, além de serem fáceis de reciclar devido às suas pequenas dimensões; em geral medindo menos de 30 centímetros em um lado.
O Japão já tem uma lei de reciclagem de televisores, ares condicionados, refrigeradores, freezers, máquinas de lavar louça e secadoras.
O ministério também reforçará os regulamentos nas exportações de pequenos eletrônicos de uso doméstico, já que muitos itens são ilegalmente descartados, informaram oficiais.
Fonte: http://atualidade.portalmie.com