Reciclagem

Dezembro 22 2011

A análise exaustiva é UNEP (United Nations Environment Programme ), que sublinha que menos de um terço dos 60 tipos de metais estudados têm uma taxa de reciclagem acima dos 50 por cento, enquanto que 34 tipos de metais têm taxas de reciclagem abaixo de um por cento.

O estudo sublinha que apesar das baixas taxas de recilagem, muitos destes materiais são cruciais num desenvolvimento tecnológico mais amigo do ambiente, quer seja no fabrico de baterias para automóveis híbridos ou no desenvolvimento de turbinas eólicas.

«Apesar dos esforços envidados por algumas regiões e países, muitas taxas de reciclagem de metais são desencorajadoramente baixas e a sociedade de reciclagem parece apenas uma miragem», advoga o estudo.

O relatório sublinha ainda que a extracção de minério virgem para a produção de metais consome 10 vezes mais energia do que a sua reciclagem e que a extração mineira é responsável por cerca de 7 por cento do consumo mundial bem de energia, sem contar com a pesada contribuição nas emissões de CO2.

O metal com as taxas de reciclagem mais altas é o chumbo. Mais de metade do ferro e de outros componentes do aço e do aço inoxidável são também reciclados.

fonte:http://www.ambienteonline.pt/

publicado por adm às 11:30

Tudo sobre a Reciclagem
pesquisar
 
links