A Tetra Pak anunciou hoje novos objectivos ambientais de crescimento sustentável, um plano que inclui, por exemplo, duplicar a taxa de reciclagem das suas embalagens usadas até 2020. Atendendo à previsão de crescimento anual de 5% da produção, esta meta significa que 100 mil milhões de embalagens usadas serão recicladas até 2020.
A empresa explicou ainda que pretende reduzir, até 2020, as suas emissões de carbono para os níveis de 2010, ao mesmo tempo que mantém o seu crescimento de produção. Com uma taxa de crescimento anual estimada em 5%, este objectivo implicará uma redução de 40% das emissões de CO2 relativas a todos os processos de produção.
Esta redução não incluirá apenas as operações da Tetra Pak, mas de toda a cadeia de valor da empresa.
A multinacional sueca assume também como meta, a médio prazo, a produção de uma embalagem totalmente sustentável, fabricada apenas a partir de materiais reciclados e com um impacto ambiental reduzido – e com um pegada ecológica mínima.
“A eficiência ambiental sempre foi uma das prioridades da estratégia de crescimento da Tetra Pak, uma área que a empresa considera crítica tanto para o seu desenvolvimento de negócio como para o desenvolvimento da sociedade”, explica a Tetra Pak em comunicado.
Em relação às matérias-primas sustentáveis, a Tetra Pak pretende aumentar para 100% a utilização de fibra de madeira proveniente de florestas sustentáveis e certificadas como Forest Stewardship Council (FSC), estabelecendo como meta atingir 50% desse objectivo em 2012.
“Hoje, a Tetra Pak desvenda a verdadeira ambição dos seus objectivos ambientais”, afirmou Dennis Jönsson, presidente e CEO da Tetra Pak. “Estas são metas difíceis e alcançá-las será um enorme desafio – mas nós estamos empenhados em pensar e em investir de forma inovadora aplicando nelas toda a nossa experiência e assumindo o nosso compromisso para garantir que as vamos alcançar. Estamos de novo a aumentar os nossos objectivos porque consideramos a performance ambiental como um factor crítico para o crescimento sustentável e lucrativo, tanto para nós como para os nossos clientes”, concluiu o responsável.
fonte;http://www.greensavers.pt/