Reciclagem

Julho 30 2013

Os consumidores domésticos enviaram, no primeiro semestre deste ano, 168.313 toneladas de resíduos de embalagens para reciclagem, mais três por cento face ao período homólogo de 2012, informou hoje a Sociedade Ponto Verde.

O plástico e o metal foram os materiais mais recolhidos nos primeiros seis meses do ano, com um aumento de 22 e 20,7 por cento, respectivamente, comparativamente a idêntico período de 2012.

Em contrapartida, a madeira e o vidro foram os resíduos menos enviados para reciclagem, tendo registado, no mesmo período, um decréscimo de 39 e 4 por cento, respectivamente.

O papel e o cartão, com 46.481 toneladas de resíduos de embalagens, tiveram um aumento de 4 por cento nas quantidades encaminhadas para reciclagem entre Janeiro e Junho, face ao primeiro semestre de 2012.

Os dados hoje divulgados, em comunicado, referem-se a resíduos de embalagem de origem doméstica, pequeno comércio, restaurantes e hotéis. O lixo foi recolhido através, nomeadamente, dos ecopontos e dos sistemas porta-a-porta.

Nos primeiros seis meses do ano, foram enviadas 78.857 toneladas de resíduos de embalagem de vidro, 30.993 de plástico, 10.740 de metal e 1.246 de madeira.

A Sociedade Ponto Verde precisa que quanto aos resíduos de embalagem de origem não doméstica - industrial ou comercial - foram enviadas para reciclagem, no primeiro semestre do ano, 153.570 toneladas, mais 47 por cento comparativamente ao período homólogo de 2012.

Considerando no conjunto o lixo doméstico e industrial, foram encaminhadas para reciclagem mais de 321 mil toneladas entre Janeiro e Junho, um crescimento acima dos 20 por cento face aos primeiros seis meses do ano passado.

Comentando as estatísticas, o director-geral da Sociedade Ponto Verde, Luís Veiga Martins, sustentou à agência Lusa que, não obstante a crise, os portugueses "estão mais sensibilizados" para a reciclagem.

A Sociedade Ponto Verde é a entidade - privada - que gere o sistema integrado de recolha e tratamento de resíduos de embalagens em Portugal.

fonte:Lusa/SOL

publicado por adm às 22:20

Tudo sobre a Reciclagem
pesquisar
 
Pesquisa personalizada
links