Reciclagem

Novembro 14 2011

Grande parte do material dos automóveis em fim de vida já é reciclada e volta a ser usada para dar origem a vigas para construção, pavimento para parques infantis ou peças de cerâmica.

O director-geral da Valorcar, Ricardo Furtado, explicou hoje à agência Lusa que, actualmente, cerca de 85 por cento do material que compõe os automóveis é valorizado depois dos veículos serem reciclados.

Na estatística europeia sobre reciclagem de automóveis do Eurostat, referente a 2009, Portugal aparece em 9º lugar entre os 27 Estados-membros, frisou o responsável.

Depois de recolhidos nos centros de abate, os veículos são desmantelados, os vários materiais que os compõem são separados e enviados para uma opção de reciclagem "específica e especializada".

Ricardo Furtado avança como exemplo o metal, que é enviado para a siderurgia nacional, novamente fundido e transformado em vigas para construção.

A borracha dos pneus é aproveitada para o fabrico de pavimento para parques infantis ou para relvados sintéticos.

Todo o vidro recolhido dos automóveis e encaminhado para reciclagem destina-se, por exemplo, à produção de peças de cerâmica, enquanto os óleos são regenerados.

A rede da Valorcar coordena a actividade de 71 operadores certificados que no terreno recolhem os carros.

fonte:http://www.dn.pt/i

publicado por adm às 21:59

Tudo sobre a Reciclagem
pesquisar
 
Pesquisa personalizada
links