Reciclagem

Setembro 28 2011

A escola EB 1 de Cabanas de Tavira foi um dos estabelecimentos de ensino que mais se destacou este ano, a nível nacional, no âmbito da campanha de recolha de resíduos de equipamentos elétricos e eletrónicos, bem como de pilhas usadas, levada a cabo pela ERP – Entidade Gestora de Resíduos.

Os alunos daquela escola do concelho de Tavira conseguiram reunir, com o apoio dos professores, 86,90 kg de resíduos, por aluno, alcançando o segundo lugar nesta terceira edição da iniciativa, logo atrás da escola EB1 da Zibreira, distrito de Santarém, que atingiu o valor de 96,64 kg por aluno.

A escola de Cabanas conseguiu recolher um total de 3.997,5 kg de resíduos, mais do que a escola da Zibreira, que não foi além dos 3.090 kg. No entanto, o valor para efeitos de “classificação” é a quantidade total dividida pelo número de alunos.

Esta terceira edição da campanha Geração Depositrão, que teve início em novembro de 2010, contou com a participação de 485 escolas, de todo o país, e de mais de 200 mil alunos, que recolheram mais de 128 toneladas de Resíduos de Equipamentos Eléctricos e Electrónicos (REEE) e pilhas usadas, numa acção de sensibilização de boas práticas ambientais.

“Estamos muito satisfeitos com o enorme sucesso que a campanha alcançou mais uma vez. Este projecto, que pretende não só sensibilizar as novas gerações para esta temática, como também as comunidades, pais e professores, tem crescido de ano para ano, demonstrando quão importantes são as acções de sensibilização para a educação e formação dos novos cidadãos ao nível das boas práticas ambientais”, refere Filipa Moita, responsável pela área da Comunicação e Sensibilização da ERP.

De acordo com aquela responsável, “a escola é cada vez mais um interveniente decisivo no processo de sensibilização, divulgação e informação nesta matéria, contribuindo, deste modo, para criar uma nova geração de cidadãos em Portugal”.

“Geração Depositrão”

O Projecto Geração Depositrão, vocacionado para a rede nacional Eco-Escolas, tem como principal objectivo introduzir o tema dos REEE e dos RP&A no programa escolar, através de trabalhos e actividades desenvolvidos em conjunto com alunos e professores, e proceder à colocação de um Depositrão (contentor de recolha) nas escolas aderentes.

A ERP Portugal possui no nosso país uma alargada rede nacional com 1645 pontos de recolha, sendo cerca de 947 pontos DEPOSITRÃO, e leva anualmente a cabo diversas acções de sensibilização dos cidadãos para as boas práticas ambientais.

Entre as referidas ações, destaque para os projectos “Geração Depositrão” (junto da comunidade escolar), “Portugal Depositrão” (junto dos municípios), “Campanha Praias ERP Portugal” e “Neste Natal dê um Presente ao Ambiente!”, que privilegiam a comunicação com as crianças e os jovens, bem como com as comunidades envolventes.

Destaque ainda para o Centro de Sensibilização Ambiental, inaugurado em março, onde é possível os visitantes conhecerem esta realidade, através de um circuito estruturado com mecânicas lúdicas e pedagógicas.

fonte:http://www.jornaldoalgarve.pt/

publicado por adm às 22:14

Tudo sobre a Reciclagem
pesquisar
 
Pesquisa personalizada
links