Reciclagem

Abril 02 2011

Chama-se AquaCycle e é um sistema de reciclagem de águas cizentas, que faz parte da carteira de soluções da empresa Ecoágua. E, segundo o responsável, Vítor Simões, as perspectivas mundiais no que toca à escassez do recurso fazem com que estes sistemas sejam uma aposta cada vez mais forte: «Metade da população mundial irá ter falta de água em 2025, sendo que falta de água significa, obviamente, desaceleração do crescimento», sublinhou o gestor, no âmbito do workshop Água Renovável- Prosperidade Renovável, que decorreu no dia 17 de Março, em Lisboa.

A tecnologia já é bastante utilizada em mercados como Espanha ou Alemanha, e consiste no aproveitamento e recuperação das águas provenientes dos banhos e dos lavatórios. A redução do consumo pode ir até aos 50 litros diários por pessoa, segundo as contas da empresa. Os usos possíveis são as descargas sanitáeias, limpeza e rega.

O sistema funciona da seguinte forma: na fase de pré-filtração é removido algum do material orgânico(cabelos, sólidos, etc), passando-se depis para a fase do pré tratamento biológico, na qual os microorganismos diminuem o volume de resíduos na água. É também feita a aeracção periódica de todo o processo e passa-se à fase da sedimentação, sendo a água depois bombada para o segundo tanque.

Na fase de tratamento biológico, o processo anterior é repetido, passando-se posteriormente para a desinfecção por UV, onde são desactivadas bactérias e vírus, através da radiação com lâmpada UV.

A empresa tem já 1200 sistemas instalados, sendo que os principais clientes são empresas e o sector da hotelaria. Em Portugal, uma das soluções está instalada no hotel Yeatman, no Porto. Para além da reciclagem de águas cinzentas, são também aproveitadas as águas pluviais e subterrâneas. O destino final, neste caso, são as descargas sanitárias.

fonte:http://www.ambienteonline.pt/

publicado por adm às 23:27

Tudo sobre a Reciclagem
pesquisar
 
Pesquisa personalizada
links