Reciclagem

Março 25 2011

Um dado do IBGE diz tudo: apenas 8,2% dos municípios brasileiros fazem a coleta seletiva e só 6% reciclam o lixo. Uma iniciativa do Banco do Brasil, desenvolvida em parceria com a Fundação Banco do Brasil, Agência Nacional de Águas e WWF-Brasil, quer não só incentivar essas práticas como diminuir a pressão sobre os recursos naturais e proporcionar trabalho e renda aos catadores.  

Em função disso, cinco cidades brasileiras – Belo Horizonte (MG), Caxias do Sul (RS), Natal (RN), Pirenópolis (GO) e Rio Branco (AC) – foram selecionadas para um projeto-piloto que visa implementar um conjunto de ações relacionadas a consumo consciente e à reciclagem total de resíduos. A iniciativa prevê ainda ações em 14 microbacias hidrográficas, nos diferentes biomas brasileiros.  

 

A escolha desses municípios visou contemplar também as cinco regiões geográficas do País e de diferentes portes (até para avaliar como programa se adapta a eles). Pirenópolis (Região Centro-Oeste), por exemplo, tem 23 mil habitantes. Já Belo Horizonte (Região Sudeste), que tem população cem vezes maior - 2,3 milhões de habitantes.  

As ações a serem implementadas nas cidades-piloto vão permitir que os modelos desenvolvidos possam ser replicados nos demais municípios brasileiros, ajudando a diminuir a quantidade de resíduos que vai para os lixões. De acordo com Carlos Alberto de Mattos Scaramuzza, superintendente de Conservação do WWF-Brasil, há muito a avançar. "A maioria dos municípios brasileiros não tem coleta seletiva ou reciclagem. Agora, poderemos construir o caminho para fazer esta transição", completou. 

fonte:http://eptv.globo.com

 

publicado por adm às 22:46
Tags:

De
( )Anónimo- este blog não permite a publicação de comentários anónimos.
(moderado)
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



Tudo sobre a Reciclagem
pesquisar
 
subscrever feeds
links