Reciclagem

Novembro 29 2010

Os algarvios continuam a mostrar uma atitude "exemplar" em matéria de reciclagem. Tal como no ano passado, a região do Algarve continua a apresentar os melhores resultados nacionais em separação de resíduos urbanos. Ao que o CM apurou, ao longo dos últimos dez meses, a região voltou a ser uma das que mais lixo encaminharam para reciclagem, em termos globais, em comparação com outras zonas do País.

 

Segundo dados da Algar, a empresa responsável pela gestão do sistema multimunicipal de tratamento e valorização dos resíduos sólidos da região do Algarve, até final de Outubro já foram recolhidas 21 379,67 toneladas de resíduos.

Os municípios do Barlavento foram os que reciclaram, até agora, a maior quantidade de resíduos, cerca de 12 mil toneladas. Portimão foi o concelho com maior quantidade separada, mais de 4,5 mil toneladas. Nos concelhos do Sotavento, a Algar recolheu no total 9,3 mil toneladas, sendo que só Loulé produziu 3,3 mil toneladas. Os meses de Julho e Agosto foram os mais ‘produtivos’ em matéria de reciclagem.

"Até ao final do ano, esperamos ultrapassar as 25 mil toneladas de lixo encaminhadas para reciclagem, um pouco acima dos valores do ano passado", admitiu ao CM Hélio Barros, administrador da empresa Algar. Esta quantidade deverá corresponder a uma capitação (relação quantidade/população) a rondar os 58 quilos por cada habitante. Segundo Hélio Barros, o aumento de produtos reciclados estará também "relacionado com a crise económica". É que actualmente "as pessoas estão a produ-zir mais lixo porque estão a ir mais aos supermercados e menos aos restaurantes".

Em 2009, no total, a Algar encaminhou para reciclagem 7834 toneladas de papel/cartão, 2150 toneladas de plástico e 13 201 toneladas de vidro. Foram ainda encaminhadas 644 toneladas de madeira e 362 toneladas de metais.

fonte:cmjornal

publicado por adm às 23:07

De
( )Anónimo- este blog não permite a publicação de comentários anónimos.
(moderado)
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



Tudo sobre a Reciclagem
pesquisar
 
subscrever feeds
links